Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intendo do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glórias, pois, a ele eternamente. Amém! - Romanos 11.33-36.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Comunicação sem fim

Contas de e-mail: 3.

Números de telefone celular: 3, de operadoras diferentes, claro, pra poder falar com todos. Ainda utilizo-me de uma quarta operadora que presta serviços ao meu esposo. rs.

Redes sociais: peraí que eu vou contar... orkut, facebook, twitter... 3 de novo.

Fora msn e skip, que eu não sei como classificar.

Ah! Ainda há dois blogs: o dos adôs e o meu.

Internet na escola, no trabalho, na lan house, no desktop, no notebook, no netbook, no celular (com certeza esqueci de algum aparelho moderníssimo que eu nem conheço).

E pra quê tudo isso? Tudo pra tentar ficar mais perto de vocês, que eu tanto amo. Tudo pra tentar fazer parte um pouquinho mais da vida de vocês, pois o meu amor não se contenta com 1 hora no domingo de manhã. Tudo pra tentar estar mais com vocês.

São tantos números, e contas, e redes, que fico perdida. É tanta coisa e ainda sim não consigo estar inteirada de tudo. Sempre ocorre de ser dado um aviso em um destes meios de comunicação e eu perder. Sempre há um lembrete ou convite ou convocação ou informação que eu não vi. E com toda essa tecnologia, sempre um ou outro fica fora de algo, sempre alguém esquece de avisar algo importantíssimo a alguém, alguém sempre não "teve como avisar" outro alguém de alguma coisa de primordial importância!

Mas, se todos os meios (não conheço todos os recursos de nenhum deles) servirem pra demonstrar um pouquinho do quanto me importo com vocês, pra mim já é o bastante!

Mudando um pouquinho de assunto, mas nem tanto, tantas redes sociais, e-mails, números de telefone, tantas possibilidades de comunicação se prestam a um outro serviço: ignorar as pessoas, deixá-las de lado, menosprezá-las, esquecê-las. É certo que existem para aproximar as pessoas, mas, muuuuuuuitas vezes, simplesmente mostram como algumas pessoas simplesmente não fazem parte da vida de ninguém! Esse ninguém a quem me refiro são aquelas pessoas tidas na mais alta estima por esse que não faz parte da vida de ninguém; são aquelas pessoas que dizem ser suas amigas!

Há pessoas que têm tudo o que se pode ter em termos de comunicação, e ainda assim são excluídas, estão sempre à margem, são as últimas a saber... Nesses casos, toda essa tecnologia serve pra mostrar a essas pessoas o quão isoladas elas estão. As fotos mostram os momentos maravilhosos que seus amigos tiveram juntos... ele(a) não está lá. Opa! Eu disse "amigos"? Errei! Quis dizer apenas "contatos", ou "conhecidos".

Há sempre os dois lados da moeda: se o excluído tenta se integrar, é intrometido; se fica quieto no seu canto, é porque não liga mesmo. E se ele se queixar, então, por não fazer parte, aí é que a culpa disso é dele mesmo por não ter corrido atrás, ou aí é que é enxerido pra valer, "quer ser", "quer aparecer", "quer causar", como dizem os mais moderninhos.

E aqueles risinhos sem graça do grupo de "amigos" quando aquela coisa de suma importância que deveria ter sido dita e não foi acaba sendo dita na frente daquele que deveria ter sido avisado e não foi.

É clichê, mas uma ação vale mais do mil palavras. E ninguém se dá mais nem ao trabalho de mandar um recado exclusivo para um amigo. Já manda logo recados prontos e em massa, pra todos de uma vez, sem ter que pensar em palavras especiais pra dizer nem no perfil e necessidade de cada um. Os recados agora são de baciada também.

Você pode se perguntar o por quê de tais palavras. Pode até já ter formado sua teoria. Aqui vai a minha: observo as pessoas, e percebi estas coisas. Claro que já fui a excluída, mas, com certeza, também já excluí alguém. Só não aceito a desculpa de que foi sem querer, pois basta prestar um pouco de atenção que vou me lembrar de alguém que precisa ser avisado, comunicado, convocado, convidado. Estas palavras são um alerta para que não venhamos a ferir as pessoas através de mais estes meios. Já reparou que é sempre a mesma pessoa que é esquecida? Será que não é mais fácil não mentir ao invés de dizer que é amiga(o) dela e depois destratá-la, menosprezá-la? Onde está o amor cristão em tudo isso, o amor pelo qual o Senhor falou que seríamos conhecidos como discípulos dEle?

2 comentários:

  1. Irmã Juliana estes sites de relacionamentos me parece muito uma geladeira enfeitada,o triste que por fora ela é moderna e por dentro vazia.
    Mas vou ficando com essa geladeira aberta só pra ver se consigo colocar dentro dela um alimento que possamos comer mais tarde,mesmo que seja uma saladinha,um ovo,não estou esperando uma grande refeição,mesmo porque dias atrás ouvimos uma pregação dizendo a respeito dessa geração,mas minha cara amiga fico feliz como Deus tem tratado a minha vida,todas terças e quintas feiras estou reunindo com um pequeno grupo de amigos hoje num total de cinco a seis pessoas,temos como orientador nosso amigo Adyr,não sei se a irmã teve a felicidade de conhecer esse homem,mas é uma grande benção suas experiência tem todo nosso respeito,assim estamos juntos,falamos de varios assuntos e a Palavra de Deus sempre aberta para nossas conclusões,irmã o fato é que precisamos muito da aproximação,da ligação de seres que precisão falar e ser ouvido e assim receber uma palavra de conforto e ânimo,sim encontramos na igreja,porem muitas vezes nos falta um abraço mais proximo e amigo,é so isso,o bom e se retratar falar o que pensamos,ser esclarecido e se esclarecer,transparência,me aproxima mais de Deus,amem!

    ResponderExcluir
  2. Amém, querido irmão Anselmo. Amém!!!

    ResponderExcluir